top of page
Tatiana-Sperhacke.jpg

TATIANA SPERHACKE

Formada em Artes Plásticas pela UFRGS e Mestre em Design pela School of Visual Arts – New York (onde estudou com grandes designers como Milton Glaser, Paula Scher e Stefan Sagmeister). Possui também Licenciatura em Artes Visuais. 

 

Em 2001 recebeu o Prêmio/Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura.

 

Seu projeto de mestrado foi premiado pelo The Art Director’s Club, participando de exposição itinerante por várias cidades norteamericanas, além de França, Portugal, Sérvia, Alemanha, Eslovênia, Croácia, Japão, China, Thailândia, Austrália, Chile e Brasil.

 

Por três anos trabalhou como designer e diretora de arte na editora Scholastic Inc., em New York – a maior editora e distribuidora mundial de livros infantis e infanto-juvenis.

 

Ministrou aulas de design na ESPM/RS, na Unisinos e no curso de especialização em Imagem Publicitária na PUC/RS.

 

Participou das exposições Hautegreen (2007) e Touch/NY (2008) durante a semana de design em New York, TOUCH Miami (2008) e Inter-Connected (New York e Los Angeles, 2010) – eventos com foco no design de produtos ecologicamente sustentáveis. Ainda em 2008 foi a única designer brasileira a ter seus trabalhos expostos no Ningbo Museum of Art, na China (Ningbo International Poster Biennial – IGDB 5).

 

Em 2009 foi selecionada para duas importantes mostras de design: “Design brasileiro hoje: Fronteiras”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico.

 

Em 2011 participou da exposição "Ilustração: arte de narrar" no Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Em 2013 teve três projetos selecionados para a 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico em São Paulo.

 

Participou da Bienal Brasileira de Design 2015 em Florianópolis na exposição de cartazes “Design para Todos?”.

 

Teve dois projetos selecionados para a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, no Rio de Janeiro.

 

Seu projeto "de 1 a 81" foi finalista na Bienal Iberoamericana de Diseño - Madrid (2016).

Recebeu medalha de Bronze no Brasil Design Awards - São Paulo, 2018. 

Participou do júri da Bienal Brasileira de Design e do Brasil Design Awards em duas edições.

Fez parte da diretoria de ap:design (Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul) por dois mandatos.

 

Seus trabalhos foram publicados nas revistas Surface, Print, Step Inside Design e Visual Arts Journal, entre outras.

 

Atualmente seu estúdio de design desenvolve uma grande variedade de projetos como livros, marcas, cartazes, websites, objetos e instalações. Dedica-se, ainda, a trabalhos que integrem design e artes visuais.
: : :

bottom of page